← Back to portfolio

O Uso de Filtros Solares

Published on

Uma pesquisa desenvolvida pela Food and Drug Administration ( FDA) dos EUA está pondo em xeque o uso dos protetores solares.

De acordo com os pesquisadores existem produtos químicos presentes nos filtros solares que penetram no sangue e comprometem o bom desempenho dos hormônios.

Substâncias químicas como avobenzona, oxibenzona, octocrileno e ecamsule foram encontradas em níveis altos no sangue das pessoas após o uso dos filtros em spray, loções e cremes.

A pesquisa envolveu apenas 24 pessoas que fizeram uso rigoroso de filtros solares em um ambiente baseado em laboratórios. Sabendo-se que no mundo real protetores solares não são usados nessa frequência, os resultados da pesquisa, embora alarmantes, não preocupam.

O estudo é importante mas o uso dos filtros não devem ser impedido, uma vez que os perigos representados pela exposição excessiva ao sol supera os protetores solares químicos.

Além disso existe uma alternativa totalmente segura aos filtros químicos. O uso de protetores minerais apresenta eficácia contra os males que o sol pode causar na pele. Os filtros minerais que também são chamados de protetores físicos e inorgânicos, são compostos, como o próprio nome diz, por minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que ficam sobre a pele sem absorção. Com a cobertura, os raios batem e são refletidos pelo filtro, auxiliando na prevenção do foto envelhecimento. São aqueles protetores indicados para crianças, pessoas alérgicas e grávidas.

Os pesquisadores defendem a importância da pesquisa sob a justificativa das possíveis alterações hormonais causadas pelos filtros químicos, mas não os consideram perigosos.

Contudo usar protetores solares ainda é a melhor alternativa no combate a complicações na pele inclusive aos cânceres de pele que em 90% dos casos têm ligação com a exposição ao sol sem proteção. Os filtros solares são inovações que dificilmente serão exterminadas ou substituídas pois garantem o bem estar da pele.