← Back to portfolio

As uvas isabel pernambucanas

Published on


As videiras que só são produzidas no sul do Brasil e no Vale do Siriji pernambucano

O último Censo Agropecuário realizado em 2017 revelou que Pernambuco é o maior produtor de uva de mesa no Brasil.

O estado produz 158 mil toneladas da fruta em pelo menos 1,3 mil estabelecimentos.

É no sertão do estado o local onde a fruta tem suas maiores produções, mas é no agreste que vem se destacando o cultivo familiar das videiras.

Na Zona Rural da cidade de São Vicente Ferrer, a 110 Km do Recife, está localizado o Sítio Ferredouro.

De clima ameno o lugar se torna o preferido pela uva Isabel que chegou na na cidade na década de 40 do século 20 e recebeu esse nome por causa da princesa Isabel. No sítio o agricultor Josué Rodrigues junto com a esposa Jéssica cultivam quatro quadras da uva isabel sem uso de nenhum maquinário. As parreiras tem vida útil de 20 à 40 anos e são irrigadas por aspersores por meio de água vinda de rio ou poços.

A uva Isabel, tinta e rústica é usada tanto na mesa quanto na produção de vinhos. A fruta fértil, de fácil manejo apresenta cacho pequeno e solto.

Josué começou a cultivar as videiras em 2013 por curiosidade e hoje ver na uva uma fonte de renda. Apesar da paixão pelo parreiral o agricultor revela que não pode abusar da fruta.

" Sou alérgico mas sempre que posso dou um jeito de comer".

As parreiras estão prontas para serem colhidas a cada quatro meses e são vendidas por quilo a compradores do estado da Paraíba.

O casal também produz na cozinha de casa, vinho e suco de uva em natura. O processo de confecção do vinho dura em média 40 dias e começa com a fruta sendo esmagada pelas mãos. O agricultor descarta pisar na fruta durante a confecção das bebidas.

" Não acho muito higiênico. Pé de agricultor não é muito limpo".

Depois de esmagada as uvas entram no processo de fermentação que dura de 10 à 15 dias. Posteriormente são coadas e reservadas durante 20 dias até serem engarrafadas e finalmente depois de 40 dias o vinho pode ser tomado.

As áreas montanhosas da cidade de São Vicente Ferrer é um elemento que valoriza a produção e a qualidade da uva isabel caracterizada pela sua rusticidade.